Resenha: Samjin Company English Class (Filme)

Vamos de resenha para um clássico filme que se fosse americano teria facilmente sido indicado ao Oscar, já que ele aborda diversos temas de outros filmes premiados como uma história relevante sobre impacto ambiental, a questão de gênero, principalmente, da mulher no mercado de trabalho e ainda finaliza com uma boa crítica ao imperialismo americano que só corrói culturas e tradições.

A história começa em 1995, Lee Ja Young, Jung Yoo Na e Sim Bo Ram são amigas e colegas de trabalho na Samjin Company. Elas trabalham lá há 8 anos e são boas em seu trabalho, mas, devido a seu ensino médio apenas técnico, elas ainda estão na base da empresa. Um dia, a empresa anuncia que qualquer funcionário que obtiver pontuação igual ou superior a 600 no exame TOEIC (Teste de Inglês para Comunicação Internacional) será promovido a gerente assistente. Então, os funcionários que ocupam as posições mais baixas da empresa participam de um curso de inglês da Samjin Co. na esperança de receber a promoção. E nossas protagonistas sonham em fazer um trabalho de verdade, em vez de fazer café, limpar e correr para fazer cópias. Lee Ja Young, Jung Yoo Na e Sim Bo Ram frequentam as aulas de inglês da Samjin Co. e estudam bastante para o exame TOEIC. Enquanto isso, a Lee Ja Young percebe um descarte de águas residuais de uma fábrica Samjin que está afetando o meio ambiente. Então, ela tenta fazer um relatório para a empresa, mas a empresa a ignora. Assim, juntas, elas lutam para expor a corrupção dentro de sua empresa.

E como viram a sinopse acima é uma história muito interessante que até fui pesquisar se era baseada em fatos reais, mas ,felizmente, não encontrei nada que prove que aconteceu. Porém tem um caso bem parecido sobre um vazamento da DuPont nos EUA abordado no filme “Dark Warters”.

Já sobre as atuações temos um elenco feminino primoroso com atuações fortes e personalidades completamente diferentes entre si, mas se complementam como grupo evidenciando o machismo descarado no mercado de trabalho.

E por último, temos uma crítica final da estratégia imperialista americana de expandir sua atuação em empresas familiares locais para assim torná-la mais uma de suas corporações suprimindo toda uma classe trabalhadora e impondo sua própria cultura sobre a população.

Para assistir no Movie Asian Fansub e MUBI.

- Adm Luiza.

0 Comentários

Comente aqui