"Extraordinary Attorney Woo" é mais um drama de sucesso de 2022 e sim, merece toda a audiência e amor que recebeu. Confesso que não tinha grandes expectativas, ao assistir o trailer pela primeira vez ficou receosa de como poderiam abordar a questão do autismo, os preconceitos existentes na sociedade e toda a trajetória da personagem, mas foi assistir aos dois episódios para ser conquistada e esperar positivamente por novos episódios.
O drama foi produzido pela emissora ENA (2004), sem grandes anúncios e começando com audiência baixa, mas chamou atenção do público e atingiu 17,4% de audiência no último episódio, se tornando o drama de maior sucesso da emissora, o 7º drama com maior audiência de TV a cabo da Coréia e o 6º pela quantidade de visualizações.
O drama foi escrito pela roteirista Moon Ji Won e ela relata que o filme "Innocent Witness" de 2019, escrito pela mesma, foi decisivo para o planejamento do drama:
Woo Young Woo é uma jovem com QI super alto, se não me engano 164, e ama as leis. Desde pequena, lê e decora todos os livros de direito, se tornando advogada quando adulta. Diagnosticada com autismo, sofre com a ignorância e intolerância das pessoas que não entendem ou fingem não saber sobre sua condição. Apesar de tudo, ela continua firme em sua luta e não desiste.
Algo interessante e importante ser frisado, é que ela não é indiferente a todas as maldades que lhe acontecem. Ela sabe de tudo, mas não revida ou tenta impor uma mudança no começo do drama, como se "ah tudo bem, é porque tenho autismo, normal eles fazerem isso". No entanto, a convivência com outros personagens a torna mais confiante e suficiente para ir mudando aos poucos. Um exemplo é quando confronta um colega de trabalho que escreveu no quadro da empresa que ela tinha conseguido o emprego por conexões dizendo: "não vou deixar você brincar comigo". Algo simples, mas importante.
A jornada desta personagem é muito linda. São pequenas mudanças, pensamentos, ações que a tornam mais segura e com muito sentimento de realização.
Seu pai e melhor amiga são como uma base para ela. O pai passa por muitas situações para criar sua filha, dar-lhe o melhor que pode e a relação dos dois é engraçada, cheia de afeto e mais importante, liberdade. A melhor amiga, Dong Geurami, é dona de vários alívios cômicos e a ajuda em relacionamentos - amoroso e profissional. Essa personagem poderia ter muito mais tempo de tela. As duas tem o bordão mais famoso do momento, que é bem bonitinho.
Na empresa em que trabalha, os colegas de início ficaram apreensivos com ela, mas depois tiraram o preconceito da bagagem e conseguiram criar um ambiente propício para que ela se sentisse confortável e pudesse fazer seu trabalho. Bem, não todos porque sempre tem laranja podre né. Know Min Woo é aquele colega invejoso que sempre quer superar o outro, mesmo que precise de tramoias. Apesar de não gostar do personagem, considero sua presença necessária, afinal ainda em nossa sociedade a maioria das pessoas são assim. Su Yeon é aquela amiga bonita que por segundo achei que poderia entrar em um triângulo amoroso com a Woo Young e Jun Ho, mas não, ela me surpreendeu muito com sua bondade e esperteza, sendo um verdadeiro "Sol da primavera". Dr. Jung é o melhor chefe que se poderia ter. Ele escuta seus novatos, guiam eles para fazerem um bom trabalho e escolherem o que tipo de trabalho realmente importa. Os últimos episódios com ele foi de aperto no coração, mas deu tudo certo depois.
Agora, o romance!!! Que saudades de um romance leve, fofo e com muito respeito. Jun Ho é um verdadeiro príncipe com sua sensibilidade, paciência e carinho. A paixão e o amor foram construídos com a aproximação dos dois e mesmo Woo Young gostando dele, não tinha coragem de perguntar o mesmo porque não achava possível alguém amá-la até que conseguiu confessar (borboletas no estômago). Jun Ho sempre esperou por ela, nunca impôs nada ou forçou alguma coisa. Cada passo nessa relação - declaração, o beijo, os encontros - foi por parte dela e isso foi bem interessante.
No final, o drama todo foi sobre a Woo Young e sua trajetória de entender que tipo de advogada ela quer ser e seus aprendizados sobre relações sociais. Não comentei nada sobre sua mãe, que a abandonou porque é algo muito sensível e talvez seja explorado mais na segunda temporada. Sim,você não leu errado. Em 2024 o drama ganhará uma nova temporada. Precisava? Não, mas o sucesso e capitalismo andam juntos né, então vamos torcer para não estragarem a obra.
Em cada episódio, um tema nos é apresentado como o bullying, violência doméstica, abandono, estudo em excesso, questão dos imigrantes norte-coreanos e muitos outros. Sempre com várias frases reflexivas para criticar vários problemas ainda existentes da nossa sociedade. Além do roteiro, a fotografia e cenários são lindos e também transmitem várias mensagens que infelizmente não posso escrever todas aqui e vocês devem conferir assistindo.
Concluindo, esse drama é maravilhoso e merece todo o sucesso, prêmios e repercussão que está tendo na Coreia e mundo afora. Aqui no Brasil não sai do Top 10 desde que estreou, chegando até no Top 1. O sucesso foi tanto, que além da segunda temporada, o drama também vai receber uma versão webtoon!!
E aí, esse drama vai para sua lista ou não?
0 Comentários
Comente aqui