Não é novidade que os filmes do Studio Ghibli são incríveis, mas nunca é tarde para panfletar mais uma de suas obras. Até porque tem um catálogo de 20 filmes do estúdio disponível na Netflix. Então vamos de resenha!
Dessa vez escolhi falar de uma animação pouquíssima falada, porém de um grande apreço pra mim.
Sussurros do Coração ou Whispers of the Heart acompanhamos a história na visão da nossa protagonista, Shizuku, ela é uma adolescente no último ano antes do ensino médio em que passa grande parte do seu tempo imersa em livros na biblioteca. Contudo, num dia ela começa a reparar que em todos os livros que ela pegou emprestado na biblioteca havia um mesmo leitor em comum, Seiji Amasawa. Assim os dois passam a desenvolver uma amizade/primeiro amor pelo outro e os motivam a encontrar seus talentos e buscar o seus sonhos.
Assisti-lo pela primeira vez foi uma grande surpresa, a verdade é que não esperava grande coisa, porém deixa aquele quentinho no coração toda vez que o revejo. É aquele filme que nos inspira a nos conhecermos e fazer o que sentimos prazer.
Uma das coisas que mais amo nos filmes do Studio Ghibli são os momentos de silêncio, em que os personagens só estão seguindo o fluxo, sendo sentado num metrô até vendo um sol de verão, isso traz um senso de realidade para a obra e que simplesmente os personagens estão imersos em seus pensamentos. E em Sussurros do Coração esses momentos são mais constantes, até porque a vida não é só de picos e de vales, mas sim a maior parte é no plano.
Ah, não poderia deixar de falar da presença da música “Take Me Home, Country Roads”, e a sua versão da protagonista que, sério, vai ficar na cabeça e dá uma sensação de conforto bem grande toda a vez que a ouço, já prepara para colocar na playlist!
Espero que gostem desse filme e aproveitem para ver naquele dia friozinho e sem querer pensar muito, para terminar com um sorriso bobo no rosto com a inocência do primeiro amor!
- Adm Luiza
📌Curiosidades
- O filme é baseado no mangá Mimi wo Sumaseba de 1989 de Aoi Hiiragi. E, posteriormente, inspirou parte da história do longa de 2002 do Studio Ghibli, O Reino dos Gatos, que traz personagens como Barão e Muta.
- Em 2022, foi lançado no Japão um live action que a história do novo filme será ambientada 10 anos após a história do mangá original. Com a sinopse: "Agora com 24 anos, Shizuku desistiu de seu sonho de ser romancista, mas trabalha duro todos os dias para vender livros infantis em uma editora. Enquanto isso, Seiji ainda segue seu sonho no exterior, mesmo quando a distância entre ele e Shizuku aumenta cada vez mais." Infelizmente ainda não consegui achar o filme para ver até com legendas em inglês...
- Em alguns momentos, durante o filme, Shizuku traduz a música de John Denver “Take Me Home, Country Roads”. Ela escreve sua própria versão humorística da música japonesa, chamada “Concrete Road”, sobre sua cidade. As músicas foram realmente traduzidas pela filha do produtor Toshio Suzuki, Mamiko, com Hayao Miyazaki escrevendo letras complementares.
0 Comentários
Comente aqui