Resenha: My Liberation Notes (K-Drama)

My Liberation Notes foi um dos grandes sucessos de 2022 escrito pela roteirista Park Hae Young, responsável pelo drama My Mister, portanto se gostou do drama de 2018 com toda a certeza irá gostar de My Liberation Notes.

As similaridades não se limitam apenas ao roteiro repleto de diálogos sobre as dificuldades da vida, mas sim na produção e fotografia. As longas caminhadas, cenas de completo silêncio acompanhando os personagens no trem, nas refeições, nos afazeres do dia a dia estão presentes. A fotografia em tons azuis e amarelos que remetem a tristeza, inseguranças e emoções conflituosas. As cores quentes e frias se completam perfeitamente!

O drama inicia mostrando as frustações e infelicidades dos 3 irmãos - Yeom Ki Jeong, Yeom Chang Hee e Yeom Mi Jeong - que trabalham em Seul e moram no interior gastando muito tempo no trânsito com idas e vindas. Na verdade todos os personagens são insatisfeitos com a vida e desejam mudar, mas raramente tentam.

"Eu não sou infeliz, mas também não estou feliz."

Mi Jeong é a caçula da família e trabalha em uma empresa que não a valoriza, além de sempre insistirem para que participe dos grupos como de leitura, corrida, culinária e outros para criar amizades ou relações pessoais, algo que ela não se sente nem um pouco interessada. De tanto insistirem, ela e dois colegas criam um grupo próprio para cumprirem a meta da empresa e viverem em paz.


"Eu não vou fingir ser infeliz. Eu não vou fingir ser feliz. Eu vou ser honesto."

Além disso, ela vê no Sr. Gu, o estranho homem que mora com sua família a 1 ano a possibilidade de se reerguer, de se sentir completa e lhe faz uma proposta: que a venere! Gu também tem seus pesadelos, seu passado conturbado e bebe para esquecer, para ser sociável e não enxergava melhorias em sua vida. A relação dos dois começa meio estranha, mas aos poucos se tornam confidentes, livres para pensarem e dizerem o que quiserem sem serem julgadas. Às vezes eles não diziam nada, mas estavam juntos. A companhia foi a melhor conquista para ambos e com isso o drama já traz a lição do quanto é importante alguém em nossas vidas para nos ajudar a viver dia após o outro. 

"Quer uma ocupação? Algo que te afaste da bebida? Então me venere! Por que eu nunca me senti inteira antes!"

Ki Jeong era a irmã mais velha cheia de emoções, impulsiva e estava a procura de um amor. Confesso que a achei bem irritante em vários momentos, mas também compreendi o que é ser sincero com seus próprios desejos.

"Tem gente demais. Então demora uma eternidade para chegar a minha vez. Não consigo nada quando quero. Tenho que esperar tudo. Para comida, para voltar para casa, e até homens.”

Chang Hee, é o irmão do meio e talvez um dos meus personagens preferidos porque é explosivo e insatisfeito com sua vida profissional. Ele trabalha bem, tem amigos, mas não se sente realizado. Coloca a sua felicidade nas coisas materiais como carro e posição na empresa e a cada conquista, percebe que não era aquilo que queria. Responsável por vários alívios cômicos, sua trajetória é marcada pelas descobertas internas do que realmente o faria feliz, além de mostrar o quanto ficamos exaustos com a rotina, com a trabalho excessivo sem o retorno esperado. 


"Você trabalhou muito duro. Dar um tempo. Você não pode simplesmente dizer isso?
Tenho que ter um objetivo? Não posso simplesmente viver minha vida sem um? Eu não posso me forçar a viver por algo que eu realmente não desejo."

A cumplicidade e a possibilidade de desabafarem sobre os pesos que carregam os tornaram melhores, confiantes, maduros e adultos o suficiente para entenderem que a felicidade não está em alguém ou propósito, mas sim nas conquistas pequenas do dia a dia. Ser 100% feliz é praticamente impossível, mas ser livre para viver buscando a felicidade é uma tarefa diária possível. 


"5 minutos. Se você tiver 5 minutos de paz no dia já será suportável (...)Tenha estes 5 minutos. É como eu sobrevivo"

Em contraste de como os personagens começaram o drama, pode-se dizer que eles aprenderam com a caminhada e irão viver melhores e confiantes. Estão completamente satisfeitos com suas vidas? Não, mas são suas vidas e vão viver da melhor maneira que conseguirem. 

O motivo de não ter dado 5 estrelas para este drama, é puramente por gosto pessoal e expectativas que tinha para o final. Tudo foi coerente com a proposta do drama: de conhecer uma parte da vida destes personagens, porém senti que ficou incompleto, sem algumas resoluções, sem a sensação de história fechada. Isso não quer dizer que o final é aberto para outras temporadas, porque não é, mas esperava um final diferente.
 
O drama esta disponível na NetflixInfinite Fansubs e Sunflower Fansub.

- Adm Kelita


0 Comentários

Comente aqui