Cooking for the Maiko House é um drama baseado no mangá Kiyo in Kyoto: From the Maiko House e conta a história de duas amigas Kiyo e Sumire, que estão se mudando de Aomori para a capital cultural Kyoto.
Durante uma viagem de campo da escola, a dupla se apaixonou pela atmosfera e o estilo de vida das Geishas (Gueixas são artistas profissionais que atendem convidados durante refeições, banquetes e outras ocasiões) e decidiram que em vez de ir para o ensino médio, elas se mudariam para Kyoto para estudar como makai (Makai são as aprendizes das Gueixas). Enquanto assistia ao drama fiquei surpresa em saber que ainda existem vilas no Japão que vivem esse estilo de vida, que era muito comuns no passado.
Sobre esses termos japoneses específicos a Netflix em sua tradução deveria ter colocado uma breve explicação, porque para audiência ficou difícil entender alguns termos que os personagens usavam (Eu procurei vários termos no Google). Esse talvez seja o único ponto negativo sobre o drama.
A jornada delas vivendo na Maiko House foi muito bem desenvolvida, gostei muito também que mesmo com apenas 09 episódios descobrimos histórias de todas as meninas da casa e nos apegamos elas. Para ficar mais completo eu gostaria de ter visto o passado da Kiyo e o porque ela morava só com a avó.
Amei ver a evolução da Sumire como Maiko ao longo do drama, mas principalmente ver como a Kiyo era feliz cozinhando. Muitas vezes ao longo dos episódios ela foi questionada diversas vezes se ela era feliz como a cozinheira da casa e ela sempre dizia que sim.
Kiyo era muito amorosa e prestativa com todos, ela sempre encontrava alguma maneira de confortá-los usando suas habilidades culinárias. As comidas que ela cozinhava não eram comidas complexas mas eram feitas com amor o que as tornava super especiais. Quando Kiyo cozinha, ela cria conforto literal para as pessoas no programa, e um pouco desse conforto se transfere para o espectador também.
Outro ponto alto é a beleza do modo de vida das gueixas, adorava ver o quão dedicada elas eram a essa escolha, mas ao mesmo tempo os conflitos que elas sentiam pois não poderiam se casar, ter relacionamentos, nem mesmo usar seus telefones.
Esse drama tem uma fotografia linda, eu particularmente amava a introdução e todas as cenas em que elas estavam vestidas para performar. Todas as vezes tinha a impressão de ver um quadro em movimento.
Por fim, o drama foi muito bem feito. Abordou muito bem a relação linda de amizade entre as protagonistas e como elas se completavam perfeitamente. Ele traz uma sensação de conforto e nostalgia enquanto assistimos e principalmente nos presenteia com lindos aspectos da cultura japonesa.
Assista na Netflix.
- Adm Thais Rodrigues.
0 Comentários
Comente aqui